domingo, 24 de fevereiro de 2008

Fado

O som da guitarra portuguesa encheu a igreja desde os primeiros acordes do primeiro cântico, dando à Missa do casamento de ontem um cariz muito especial. Uma das músicas foi mesmo cantada como fado, e muitíssimo bem. À minha frente alguém comentou "apetece bater palmas". A mim também me apeteceu.

O fado entranhou-se em mim desde antes de nascer e toda a vida se ouviu e cantou fado na minha família. Recordo com imensa saudade os nossos serões depois dos jantares de família. Quando chovia de tarde, em vez de subirmos ao "nosso" Pinheirão ou jogarmos ao "mata" no pátio, lá íamos nós em correria escada acima, para a sala que era quase só nossa, para as cantorias. Passávamos horas naquilo e éramos felizes a cantar juntos. Era o tempo em que fumávamos às escondidas e éramos cúmplices. E era o tempo em que ainda éramos muitos, de todas as idades, e aquele "fado" nos bastava.

6 comentários:

ana v. disse...

E que bom que era...

José Pedro Viegas disse...

é o Fado que é da Alma ou a Alma que é do Fado?

Mas que é lindo e "nosso" isso é.

JP

ana v. disse...

Olha, a guitarra pôs-se em pé! Estranho...
bjs

Sofia K. disse...

E pôr aqui um fadinho para os teus leitores ouvirem, não?

beijos

MariaV disse...

Desculpem não aproveitar para vos pôr a ouvir fado, mas ainda não consigo pôr música, apesar de todas as dicas que me têm dado (incluindo tu, Sofia). TROL!

Ana, a guitarra acordou, foi o que foi, . Mas diz lá que esta não é mais bonita!?

Sofia K. disse...

Olha minha querida, dou uma aula de uma hora para aprenderes a pôr músicas no blogue... em troca de uma tarte da sissi que eu agora estou sem grandes espiritos para cozinhar, vale?
LOL

beijo