domingo, 17 de fevereiro de 2008

Ai Represas, Represas...

O momento da Ana, trouxe-me doces recordações de quando ouvia os Trovante até à exaustão. O Luís Represas era um dos meus ídolos.

Depois os Trovante acabaram. Apesar da boa música que alguns deles continuam a fazer, tenho pena ainda hoje.

Comecei a "seguir" o Represas e acho que nos seus primeiros anos a solo não perdi nenhum dos concertos em Lisboa, e comprei todos os CDs. Era de tal maneira, que a minha Mãe um dia me ofereceu uma moldura com uma fotografia dele. Bem, não foi bem oferecer... Cheguei para passar o fim-de-semana, e tinha o retrato dele na mesa de cabeceira!

Lembro-me de ter ido ao CCB ouvir a Missa Crioula cantada por ele. Isto foi há muitos anos. Talvez há 15. Uma das amigas que ia comigo, era amiga dele, e no intervalo disse-me: "Vou falar ao Luís. Queres vir?" Levantei-me de um pulo, saí do auditório com ela, e, com o coração a bater muito forte, à porta do camarim, desisti, apesar da sua insistência. "Não vou. Acho que me iria portar como uma adolescente", e voltei para trás. Os meus amigos gozaram-me imenso, como imaginam.

Mais tarde, durante a Expo 98, estava no Xafarix, e o meu namorado da altura, que conhecia o Represas e sabia da minha "pancada", chegou à mesa vindo do bar e disse-me: "Está ali o Luís. Eu disse-lhe que tu és fã dele e que te apresentava. Queres ir lá falar-lhe?" Eu não queria, mas ele insistiu tanto... Fui. Ele foi muito simpático. Falámos muito, os dois (o Luís Represas e eu), e rimo-nos bastante. Despedimo-nos. Estava imenso barulho.Voltei para a mesa. Quando me perguntaram o que tínhamos dito, eu não fazia ideia...

Enfim, devo ter feito uma bela figura...

Lembro um concerto fantástico - mas com imenso vento - na Fortaleza de Sagres.

E um outro no Auditório Municipal de Lagos, também com muito frio, que foi verdadeiramente memorável pelo facto de o Luís Represas ter conseguido cantar como nunca, como sempre, apesar dos contornos sui generis que teve: o frio, o facto de a entrada ser gratuita, que fez com que muita gente que lá estava estivesse ali como estaria para ouvir o Marco Paulo..., as velhas com mantas nos joelhos que conversavam animadamente e que tivémos que mandar calar algumas vezes, crianças a dormir em colos, uma outra, mesmo atrás de nós, que a avó pôs a fazer xi-xi mesmo ali na bancada, e o apresentador (ah, pois, havia apresentador), que parecia saído de um "Serão para Trabalhadores" do tempo do Estado Novo, que só dizia disparates tipo "Este artista é um bom artista..."

Para este concerto em Lagos, "arrastei" duas sobrinhas adolescentes, que não estavam muito convencidas. Acharam imensa piada aos pormenores que acabo de contar, divertimo-nos imenso, e ficaram fãs.

Alguns meses depois convidei outra vez a Felipa e a Maria para ir ouvir o Represas. Desta vez ao CCB e o concerto foi fabuloso.

Mas do concerto de que me lembro melhor foi daquele em que o Represas cantou algumas músicas com a Mafalda Veiga. Acho que foi dos primeiros. Eu estava roída de inveja. Era eu que devia estar no palco a cantar com ele. Acho que ainda hoje não me perdoei. Dessa vez arrependi-me a sério de ter faltado a uma audição para aí há 25 anos... Mas isso é outra história.

E agora, que a minha prima Ana faz letras para ele, continuo a gostar da sua voz e de grande parte das músicas, mas o meu coração já não salta. Será da idade?

9 comentários:

ana v. disse...

Não sabia dessa panca, pelo menos a esse ponto. Mas compreende-se: ele é bonito, é um amor, canta bem e tem óptimas músicas. Além disso, tem um enorme respeito (raro) pelos letristas e músicos com quem trabalha. É imbatível em questões de ética.
E ainda bem que o teu coração já não salta, prima. É um sossego para ti e assim já podes ouvi-lo com os ouvidos (como convém), e não com... hã... como dizer... enfim, o coração. Lol.
Beijinhos

Capitão-Mor disse...

O penteado mantém-se imutável!

tcl disse...

Da idade não é com certeza. É só que não dá para estar 30 anos com o coração aos saltos, sem correr o risco de ter um enfarte...

Sofia K. disse...

Olha que ele há com cada panca!!! A mim cativava-me quando cantava com os Trovante, depois só uma ou outra... agora talvez, quando começar a cantar as músicas da Ana.

LOL

beijinhos

Mad disse...

Não, priminha, eu é mais George Clooney, sei lá. LOL!

Sofia K. disse...

Mas onde é que a menina anda?

José Pedro Viegas disse...

E eu que nem sei cantar... lol.


jp

Anónimo disse...

Tia Rosarinho, eu percebo perfeitamente os saltos mortais que o coração da Tia dava... à conta do concerto... muito, mas muito parolo... MUITO MESMO... o meu coração fartou-se de saltar pelo nosso Represas!

Passou-me... tipo aos 22 anos e à tia??

Beijinhos mto grandes à mana grande,
Filipa Beirão

MariaV disse...

A mim passou-me mais tarde, Filipa! Em 98 ainda não tinha passado... Passou pouco depois.
Lembra-se do apresentador e das velhas, em Lagos? Foi lindo.
E a Maria, já deixou de ser fã?
Bjs grandes