segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Será possível?

Este homem tem o condão de me irritar desde que passou a "andar" por aí, com a sua péssima dicção, a sua boçalidade arrogante, o seu ar pseudo-vanguardista, e, ultimamente, o boné virado para trás, preto como tudo o resto. Mas li algures que Joe Berardo, sim, é desse mesmo que falo, a propósito dos últimos acontecimentos à volta do BCP, defendeu há dias que é necessário que haja transparência, para bem do país.

E disse mais: "O mal deste país é grande parte dos gestores não perceber nada da área onde trabalham. ... As pessoas não podem falar quando têm telhados de vidro. ...Os gestores são pagos para gerir os dinheiros investidos e devem ser-lhes pedidas explicações quando não o fazem da melhor forma. Se não dirigem bem vão para a rua. É simples."

Instintivamente, mudei uma palavra: substituí dinheiros investidos por dinheiros públicos. E aquelas afirmações fizeram ainda mais sentido.
O pior é que, nesse caso, as últimas frases não são verdade. Ninguém pede explicações a quem gere mal o erário público. Ninguém os manda para a rua. Não é assim tão simples.

Muitos dos que dirigem o país são incompetentes ou pouco sérios, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Para cúmulo, são quase sempre arrogantes, e de uma leviandade que dói.
A maior parte dos que “são dirigidos”, ou não percebem nada, ou não querem saber, porque o que interessa é mesmo e só o ordenado ao fim do mês.

A mim, o que mais me assusta, é que cada vez mais gente vai ficando indiferente a este estado de coisas.

Há dias, em conversa com um amigo, chegávamos à conclusão que o que actualmente vivemos é, acima de tudo, uma enorme crise de valores.

Nós continuamos a queixar-nos, a dizer mal, a tentar não ver tanta leviandade. O país a ficar cada vez mais pequeno, mais triste. E os muitos que sentimos isto somos poucos para fazer mais do que criticar.


Se me dissessem que o Berardo daria o mote para um post meu aqui no Vou Pelo Sonho, eu achava que estavam a gozar. Mas deu! Ao que nós chegámos!

6 comentários:

ana v. disse...

É, agora deu-lhe para o look Monmartre, com a boina de artista... só lhe faltava essa.
Mas embora o homem seja também um ódio de estimação meu (como tu sabes muito bem) a verdade é que diz algumas verdades de vez em quando, pela boca fora, sem filtros como as crianças ou os loucos. Arrogante e boçal, claro, mas com alguma razão em relação à impunidade geral dos que nos governam ou governam os nossos dinheiros.
Ao que nós chegámos, tens razão: ser um espécime destes a dizer o que é preciso...
bjs

José Pedro Viegas disse...

Viramos os valores de pernas para o ar, mandamos a educação às urtigas, vivemos entre a boçalidade e o desespero, entre o encontrão e o cuspe no chão.
Saltamos ignorância, má-criação e corrupção.
E... se pensarmos muito nisto ainda damos com os costados no Julio de Matos.
...Estão lá alguns bem mais saudaveis...

Mad disse...

Passei só para te dar uma beijoca.

tcl disse...

tens carradas de razão... e eu que o diga!

Sofia K. disse...

Então onde é que está a pica de principiante... dois dias sem entradas? Conta lá a história dos esqueletos!

beijinhos

Mad disse...

Vistes???