sábado, 26 de janeiro de 2008

Lições

Atonement (Expiação) merece bem os dois Globos de Ouro que já recebeu - melhor filme e melhor banda sonora - e os outros prémios que ainda irá ganhar. É candidato a 7 óscares da academia americana e a 14 da academia britânica.
Vale a pena visitar o
site oficial do filme, nem que seja só para ouvir a música, genial, de Dario Marianelli.

Tenho a mania de “tirar lições” das coisas e este filme lembrou-me, entre outras (muitas), e que nunca compensa não fazer bem por mais que nos esforcemos por emendar depois.
De qualquer maneira, se toda a gente aplicasse isto, Ian McEwan não teria motivos – se é que são precisos motivos para escrever – para ter escrito este maravilhoso romance, e Joe Wright poderia não ter feito o filme.

7 comentários:

Teresa disse...

Vou tentar ir ver amanhã. Já estava mentalmente agendado, o teu post reforça a decisão!
Beijo.

P.S. Estou a ouvir a música :)

Unknown disse...

No fim do filme ficamos com o sentimento de que tudo poderia ser diferente, para melhor, como se a opção supostamente correcta só desse acesso a um caminho de virtude e felicidade. A realidade é outra e, sem máquina do tempo para brincar, isso é simplesmente "wishful thinking" o que, levado a extremos, foi destrutivo para a protagonista (uma interpretação maravilhosa). Ela é completamente consumida pelo passado, por uma opção errada, como se isso lhe tivesse tirado o direito a ser feliz.

Gostei muito do filme e o fim parece ser o compromisso amargo entre o habitual final feliz e a realidade.

Inté

ana v. disse...

Também já estava no meu programa, mas ainda não consegui ir vê-lo. Talvez esta semana.
beijocas

MariaV disse...

Teresa e Ana,
Não deixem mesmo de ir ver!

João,
Tá mal... uma pessoa diz assim só uma coisinha... e vem você achincalhar com coisas profundas e whishful thinking" e tudo...(LOL)
Mas acho que tem toda a razão. E aquela do "compromisso amargo entre o habitual final feliz e a realidade" é que nos lixa, não é?
Já lhe disse que adoro saber que me lê?

Beijinhos

Unknown disse...

Cara amiga, sou visitante diário.

Já que estamos numa maré de filmes, vá ver "Nome de Código: Cloverfield".

Totalmente diferente deste mas, para quem gosta do género, imperdível.

Sofia K. disse...

A ver se leio primeiro o livro, para depois passar ao filme!

Beijinhos

Huckleberry Friend disse...

Tenho o mesmo problema, Sofis... comprei o livro há dois ou três anos, fui adiando, e agora aparece o filme. Que irritante! Mas, por causa da entrada da RV e destes comentários, já decidi que, mesmo que não consiga ler, vou ver e pronto. Este não é dos que se podem deixar para DVD! Beijos e abraços!