quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Filha da Mãe

Pois é. Uma pessoa não aparece um dia (ontem), e já barafustam. Desculpem, sim? Não deu.
Mas deu para ter gostado de saber que alguém sentiu a minha falta.
E posso explicar:

Ontem apanhei um enorme susto: Era a Maria ao telemóvel "Menina, venha depressa. A sua mãe não está bem." Voei para casa, aflita, depois de dizer: "Vou já para aí. Chame o 112."
Graças a Deus era dia de Maria cá em casa. A minha Mãe sentira-se mal logo depois de se levantar. Estava deitada na cozinha, com duas almofadas e uma manta que a Maria fora buscar. Estava muito branca e muito assustada, mas explicou-me o que acontecera. Logo a seguir, chegou o INEM, com dois miúdos, que foram amorosos com ela - até a puseram a rir - enquanto avaliavam a situação, e que a levaram para o hospital. Eu fui atrás, nervosa, a perdê-los nos semáforos.
Entrou na urgência de ambulância, sirene a tocar, tudo. Quando eu entrei, encontrei-a num corredor, numa cadeira de rodas, a falar com o rapaz do INEM. "Hoje não há triagem. Isso depende da equipa que está de serviço. Mas a minha colega está a falar com o médico, a seguir já vêem a senhora e agora, já cá tem a sua filha, já podemos ir embora."
A seguir, em vez de a chamarem, um segurança veio dizer que eu não podia estar ali e que, ou ficava a doente, ou íamos as duas para a sala de espera. Fomos.
Duas horas depois - 2 horas - a minha Mãe de cadeira de rodas, em roupão (porque o INEM não a deixou mudar-se antes de sair de casa), em jejum, ainda na sala de espera apinhada de gente. O Estado paga o transporte em ambulância, com sirene e tudo, para as pessoas chegarem depressa às urgências. O mesmo Estado deposita-as depois numa sala de espera mal cheirosa durante 2 horas…
Quase mais uma hora depois, finalmente, lá foi vista por um médico – depois de eu já ter ido à recepção barafustar, depois de ter ido perguntar ao médico da Triagem, que entretanto já começara a funcionar, o que justificava aquela demora, e depois de eu ter ligado a uma amiga, que tem uma amiga que tem alguém no hospital e que lá moveu influências…
Depois de o médico a ver, a minha Mãe ficou mais descansada, largámos a cadeira de rodas e foi vestir-se numa casa de banho. Muitos exames depois, voltámos para casa, sem saber quase nada, nove horas depois.
É mais um exemplo do país que somos.
O pior é que a Mãe é a minha.

Hoje fomos ao cardiologista dela, para que ele a visse. Afinal é uma virose. Mandou-a para a cama, em repouso. Está com febre, mas bem-disposta.

E agora eu estou a fazer de mãe. De filha da Mãe.

11 comentários:

tcl disse...

sinceras melhoras para a mãe da filha da mãe

Sofia K. disse...

Sabes que ter um blogue é quase ser controlado... nem imaginas como! Uma pessoa vai de fim-de-semana prolongado numa terra sem rede de telemóvel e quando volta só perguntas: onde estão? Pois, pois...

Aqui sabe-se tudo, quem janta onde, se o jantar estava bom, de que música nova se gosta, se estás com a telha... enfim... coisas da vida! Sabe-se tudo...

Mas tu tens graça e contaste a tua história de uma maneira deliciosa!! Está perdoada a ausência...

Beijinhos e as melhoras da tua mãe... dá-lhe muitos mimos!

Teresa disse...

CLAP! CLAP! CLAP!

É mais um exemplo do país que somos.
O pior é que a Mãe é a minha.


Tu fazes-te, rapariga! Não nisto dos blogues, que é de somenos. Na escrita.

E que Deus te conserve a Mãe por longos e pouco sobressaltados anos, com poucas passagens por pesadelos destes.

Beijo.

Anónimo disse...

Dra,
Só você ... filha da mãe. As melhoras da sua mãe!
Bjs
Tiago

Mad disse...

Apanhei um susto quando começei a ler isto, mas já percebi que foi só um susto. Muitos beijinhos à tua mãe. Telefono-me mais logo.

Anónimo disse...

Melhoras, para a filha e para a mãe....


João

MariaV disse...

Obrigada e beijinhos a todos.

José Pedro Viegas disse...

Esxta é a nossa triste realidade. O País das poupanças, do corte dos serviços de saude, das urgencias e dos Centros de Saude. Até que verificamos que os nossos Ministros remodelam a forta automovel e que viajam em Falcon e que...
E que neste suposto País, se não tiveres um amigo de um amigo que tem um amigo, que por sua vez tem outro amigo que é bombeiro e tem "caneta para apontar", então... vamos todos para a Mãe...

´Graças que tudo terminou bem. Um beijo para a Mãe da filha.

ana v. disse...

Oh prima! Que susto, hein?
Só dei por isso agora. Ainda bem que já passou tudo e a Mãe da filha da mãe já está fina, como sempre. E só não digo "pronta para outra" porque se dispensa "outra" destas.
Beijinhos

Anónimo disse...

Mãezinha, agora que ja passou e esta tudo bem, pode porfavor definir "amorosos".
Beijos e as melhoras
Susana

MariaV disse...

"Filha",
"Amorosos", neste caso, quer dizer muunta queridos com a sua "avó". Ah, e ele (eram um e uma) era giro que se farta!
Bjs