domingo, 30 de março de 2008

"Enxaquêca"

Hoje foi dia de enxaqueca. De vez em quando é isto. E muitas das vezes acontece-me ao domingo. Falta de stress, talvez. Ah, e também porque às vezes ao fim-de-semana me esqueço de tomar café. E foi o caso de hoje, também.
"Pastilha", gelo na cabeça, e... "ó-ó". Às vezes basta dormir meia hora, mas é a única maneira de acabar com ela, e nem sempre resulta. Mas hoje passou, felizmente.
Enxaqueca é a única palavra que a minha Mãe pronuncia como se fosse uma Tia afectadíssima, que não é: diz "enxaquêca" e, quando gozo com ela acrescenta: "Sempre disse assim e não me dá jeito de outra maneira." Porque será?!?

6 comentários:

Teresa disse...

Solidarizo-me contigo no sofrimento, é raro ter... mas quando tenho são de caixão à cova. Se não ataco logo com dois Migraleves estou tramada.

Solidarizo-me com a tua mãe na pronúncia, também digo assim... e provavelmente pelos mesmos motivos :)

Beijo e boa semana.

Sofia K. disse...

LOL

Então miúda, devias ter ido para o Xafarix no Sábado, até às seis da matina, só gente gira e com mais de trinta anos!!! A 'enxaquêca' passava logo... Remédio santo!

Beijos

Anónimo disse...

Mãezinha
Para variar estou com uma dúvida (deve de ser da idade, vivo cheia delas)
Enxaqueca é uma palavra formada por prefixação ou sufixação?

Bjs
Susana

tcl disse...

tem de vir aqui a desbocada para explicar não é? Será para não parecer que diz "enche a queca"? o que, aliás, não seria grave, já que "enche a queca" não faz o menor sentido.

Anónimo disse...

A sua mãe diz muito bem, porque é uma verdadeira senhora, e linda.
Quanto às ditas, todos os meses me visitam, mas não há nada como o bom tempo para as curar...
PV

MariaV disse...

Aposto que nunca uma enxaqueca/enxaquêca
provocou comentários tão profundos (LOL)!
Bjs para as 5 comentadoras.

PV: vou contar à minha Mãe o seu piropo (eu também acho, mas sou suspeita)