quinta-feira, 26 de março de 2009

Sem truques nem pressas

Na 3ª feira, decidi começar dieta rigorosa, porque, no dia 13 de Abril, deixo de fumar. A minha média de cigarros já baixara de 20 para 10/12 nas duas últimas semanas. Nada mau. E estava tudo bem encaminhado. O meu jantar ia ser uma saladinha, volumosa mas muito leve, eventualmente desconsolada. Parecia um bom começo.
E foi, mas não foi nada assim.
Um amigo, que mora a duas horas de distância e que eu não via há muito tempo, ligou a dizer que estava cá e a convidar-me para jantar. É claro que eu fui. E claro que, sendo o P. um dos maiores gourmets/gourmands que conheço, o jantar foi excelente. Obviamente, estivemos horas à mesa e comi, bebi e fumei muito mais do que seria suposto - dieta e menos tabaco podiam esperar mais um dia.
Mas não me arrependo nem um bocadinho. Foi tão boa a conversa-de-pôr-a-vida-em-dia…
Ontem comecei então a dieta e os cigarros passaram a ser menos outra vez.

Os amigos são o melhor que há. Mesmo longe, estão sempre lá para nós, e quando os revemos depois de muito tempo parece que ainda há dias estivemos juntos e conversamos sem truques nem pressas, rimos quase sempre muito, e choramos, também muito, às vezes. Desculpam os nossos erros e conseguem até achar-lhes graça, entendem-nos e aceitam-nos como somos, mesmo quando nós próprios temos dificuldade em nos entender…
Os melhores de todos os amigos são os que juntam tudo isto. E esses, poucos mas muito bons, é que não podem nunca ser adiados.

4 comentários:

Huckleberry Friend disse...

Belíssimo texto, Rosa-dos-ventos. É por coisas destas que é bom ser teu... amigo!

Anónimo disse...

Um texto belo, leve e que exala uma doce poesia. Senti até vontade de ser sua amiga! Que bom ler você!
Abraços. Stella Tavares

Comecei ontem um blog exclusivamente literário e me sentiria extremamente feliz e honrada com sua visita
oadestradordesentimentos.blogs.sapo.pt

MariaV disse...

Obrigada, Pedro, és mesmo querido.

Stella,
Seja muito bem vinda! E muito obrigada pelas suas palavras tão simpáticas.

Sofia K. disse...

Lá está, lá está... e mais não digo, que amigas destas não há ali na esquina...

beijos
p.s. vou voar para a praia