segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Obrigada, M.

Morreu ontem o M.
Conheci-o há cerca de 15 anos e depressa passei a considerá-lo da família. Era uma presença calma, mas bem humorada. Durante anos, foi a minha companhia nas saídas da mesa para fumar um cigarro lá fora. Depois, adoeceu, e teve de deixar de fumar. Passei a ter "vergonha" de fumar à sua frente.
Vai fazer muita falta nas nossas reuniões de família.
Fica bem, M.
Agora não vais ter de tomar mais remédios, nem vais voltar a ter falta de ar.
Obrigada pelas nossas conversas sempre bem dispostas, e também pela palavra que me "ofereceste" este ano:
“encabrazinada”

*Nunca tinha ouvido esta palavra. Aprendi-a ontem com o M., e avisei-o que a ia adoptar. Além do mais, a expressão “p--- q—p----“ às vezes já não me alivia. (Escrevi isto em Fevereiro deste ano, aqui.)

sábado, 27 de setembro de 2008

Nota

A quem achou o "post" abaixo de mau gosto, porque baseado em preconceitos, clichés, piadas parvas sobre as opções sexuais de cada um, peço desculpa.

Numa altura em que não tenho assim tantas coisas que me façam rir como gosto, posso precisar de ir ao "meu arquivo pessoal de parvoíces" buscar coisas para me animar. Foi o caso.

E já agora, sou só eu que acho que o Ministro tem qualquer coisa do Valentim Loureiro? Será o penteado?

Pronto, lá estou eu a desconversar.
A propósito, se eu estiver muito tempo sem dizer disparates, avisem a minha família. Não devo estar nada bem. Obrigada.

Beijinhos

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

"STRAIGHT"


No passado dia 5 de Setembro, na TSF, ouvi excertos da conferência de imprensa em que Condoleezza Rice e Luís Amado (o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal) falavam sobre a viagem daquela à Líbia (Não consegui encontrar o audio da parte mais gira).

Dei uma gargalhada bem sonora ao volante quando o “nosso” Ministro disse:
“I have, as you know, a very straight relation with the leader of Libya.”
Ainda bem que explicou que a sua relação com Kadhafi é “straight”*, não fosse a gente pensar que era uma relação “gay”…


* Ok, eu sei que “straight” não quer dizer só isto, mas que achei piada, achei. E estranhei que ninguém tenha gozado com isto.
E só não ponho aqui uma fotografia do autor da frase, porque a imagem dele me "encanita".

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Verso e reverso

Onde se lê:
"Acreditamos na importância da mobilidade das pessoas, sabemos como é bom poder mudar, aceitar novos desafios, blá blá blá, mas você é excelente e não a podemos deixar sair sem que assegure a sua substituição, blá blá blá, por que precisamos de alguém com o seu excelente perfil e a sua enorme capacidade de trabalho..., blá blá blá..."
Leia-se:
"Gostámos muito quando nos deixaram sair de onde estávamos antes para podermos exercer este poderzinho tal como o entendemos, mas nós é que mandamos, você incomoda-nos quando nos diz o que pensa, na maior parte das vezes confrontando-nos com as nossas fragilidades, e por isso, agora só para chatear, aguente-se, porque não nos apetece fazer-lhe a vontade."
Desculpem lá, claro que não é convosco, é injusto...
Irra! Percebem agora porque é que eu ando irritada?
Elas não matam, mas moem, não é?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Boa noite

Durmam bem. E bons sonhos.
É só, sim.
(Não dá para mais)

domingo, 14 de setembro de 2008

Não parece, mas já cá estou!




Acabaram as férias de Verão. Este ano, a nortada e a água gelada não me deixaram aproveitar a praia como gosto. O mais tardar às cinco, já não aguentava mais vento e fugia. Em 15 dias não apanhei nem um daqueles longos fins-de-tarde de calma em que temos preguiça de voltar a casa e saímos da areia já com as luzes do paredão acesas.


Talvez por isso, não fechei ainda a porta das férias, como se esperasse que, de repente, o calendário fizesse "rewind" e eu pudesse recomeçá-las, podendo agora tomar tantos banhos como gosto, nadar, e ficar na praia já quase deserta e sem barulho até ao anoitecer.


Voltei a Lisboa há duas semanas mas não o "assumi" ainda. O trabalho já começou, mas preparo-me para mudar, depois de um convite para coisas mais úteis e aliciantes recebido dois dias antes de partir para os Algarves.


Tenho passado os serões a fazer um casaquinho cor-de-rosa para a bébé que chegou hoje (ontem, porque já passa da meia-noite), precisamente. A Clarinha já nasceu! Também o tricot me tem afastado daqui. Estou uma verdadeira "tia-avó"!


Por tudo isto, este blogue tem estado quieto, calado, e nem aos blogues dos amigos tenho ido. Só hoje aqui vim com algum tempo e vi os últimos comentários a chamarem-me para este mundo chamado blogosfera:


Duas novas leitoras/comentadoras, a Joana, "Preciosa", que quer que conte as férias em que estivémos juntas - haverá assim alguma coisa de especial a contar, que eu não dei por nada? -, e a Elisa, uma grande e velha amiga, que me aconselha a escrever um livro, imaginem! Vou mas é aconselhar-lhe os da prima Ana, é mais seguro! Pedem-me que volte, que deixe de fingir que ainda estou longe. A Ana e a Madalena também. Que queridas, todas! E ainda nem estive com a Mad, que, finalmente, já voltou do Brasil.


Se soubessem como estou preguiçosa! Mas foi tão bom ver os vossos comentários...


Agora sim, vou voltar.

Uma das últimas fotografias da minha "sobrinha-neta" Clarinha e da mãe Inês, tirada em Agosto. Esta é maneira possível de lhes dar os parabéns a estas horas...

Mais uma vez usei fotografias "roubadas" à minha querida sobrinha Felipa (eu sei que ela não se importa)